Paris: Secundaristas bloqueiam escolas em protesto contra violência policial

por Pedro Marin | Revista Opera

0
40

Centenas de estudantes franceses bloquearam suas escolas nesta quinta-feira (23) em protesto contra um caso de violência policial contra um jovem negro que teria sido estuprado por policiais franceses no começo deste mês e contra a degradação das condições dos estudantes no país.

Ao menos 16 escolas secundárias foram bloqueadas com latas de lixo, e outras doze foram parcialmente bloqueadas, de acordo com a Secretaria de Educação de Paris.

Mais tarde, a polícia reprimiu os manifestantes durante uma manifestação na Praça Place de la Nation. A polícia confirmou que ao menos 21 pessoas foram presas durante o protesto em Paris, que teve a presença de ao menos 800 pessoas.

Vingança por Théo

Dezenas de manifestações têm ocorrido nos subúrbios de Paris após um jovem de 22 anos, identificado como “Théo”, ter sido agredido e violentado com um cassetete durante uma abordagem em um complexo residencial ao norte do subúrbio de Aulnay-sous-Bois, em Paris, no último dia 2.

Quatro policiais, que estiveram envolvidos nas violações foram detidos e estão sendo investigados. O jovem teve de ser hospitalizado e operado.