“O Jovem Karl Marx” estreia no Brasil em 28 de dezembro

por Pedro Marin | Revista Opera

0
4538

O filme “O Jovem Karl Marx”, do premiado diretor haitiano Raoul Peck (Eu Não Sou Seu Negro) estreará nos cinemas de todo o país no dia 28 de dezembro.

O filme, que teve sua primeira exibição em fevereiro deste ano no Festival de Cinema de Berlim, aborda a juventude de Marx em meio ao nascente movimento revolucionário comunista no século 19, estendendo-se da atuação de Marx com os Jovens Hegelianos na Gazeta Renana à reorganização ao lado de Engels da Liga dos Justos e o nascimento da Liga dos Comunistas, em 1847.

Engana-se no entanto quem pensa que, pela extensão dos temas tratados na produção (e da obra de Marx) o filme de Peck seja maçante. A façanha de Peck e Pascal Bonitzer (que escreveu o roteiro ao lado do diretor) consiste precisamente na capacidade de captar a efervescência revolucionária da época em meio ao pensamento de Marx sem descartar sua profundidade. Dessa forma, “O Jovem Karl Marx” não serve somente como um “complemento” aos iniciados em sua obra e vida, mas também de iniciação aos que com elas ainda não tiveram contato.

Ano Marx

A pré-estreia do filme em São Paulo foi realizada pela editora Boitempo em parceria com a California Filmes na última sexta-feira (24). Na ocasião, a editora apresentou seus planos para 2018, que marca o bicentenário do nascimento de Marx. “O apoio à distribuição do filme O jovem Karl Marx marca o início de uma extensa programação, que será chamada de Ano Marx e contará com cursos, ciclo de debates e mostras de filmes, além de apoio a eventos acadêmicos e peças teatrais.” Além disso, a editora promete o lançamento do 4º livro d’O Capital.