Maioria dos russos vê EUA como principal inimigo de seu país

por Pedro Marin | Revista Opera*

0
67

A maior parte dos russos considera que os Estados Unidos representam um inimigo para o seu país, revelou uma pesquisa do Levada Center conduzida no começo de dezembro e publicada recentemente.

De acordo com a pesquisa, dois terços dos russos (66%) consideram que o país tenha inimigos na arena internacional, enquanto 21% disseram que o país vive em um ambiente pacífico. Quando solicitados a listar os inimigos do país, a maior parte dos entrevistados – 68% – apontou os Estados Unidos, seguido da Ucrânia (29%) e a União Europeia (14%). Os Países Bálticos, a Alemanha e o Reino Unido também foram citados.

“Os Estados Unidos estiveram na lista dos principais inimigos da Rússia desde o fim da década de 90, enquanto a Europa e a Ucrânia só aparecem nela após o início do conflito na Crimeia, no qual o Ocidente apoiou a Ucrânia”, disse o sociólogo do Levada Center Denis Volkov. “Desde o começo, o conflito foi percebido não como Russo-Ucraniano, mas como um conflito entre a Rússia e o ocidente”, completou.

No começo da guerra civil na Ucrânia, em 2014, em uma pesquisa do Levada Center, 84% dos entrevistados disseram que a Rússia tinha inimigos (18% a mais em comparação com os últimos resultados).

*Com informações de RT