5 ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE

“Estas são as reflexões que no primeiro aniversário de seu perverso governo quero fazer chegar aos membros desta Junta, sem esperança de ser escutado, com a certeza de ser perseguido, mas fiel ao compromisso que assumi há muito tempo de dar testemunho em momentos difíceis.”

Foi assim que em 24 de março de 1977, em Buenos Aires, o jornalista, escritor e combatente revolucionário Rodolfo Walsh encerrou sua “Carta Aberta de um Escritor à Junta Militar.” No dia seguinte, após enviar algumas cópias da carta, seria emboscado por uma unidade militar no bairro de São Cristóbal, e provaria sua fidelidade aos compromissos assumidos, resistindo ao agrupamento de gorilas – e acertando um deles – com seu pequeno revólver calibre 22.

Apesar de se considerar um combatente revolucionário acima de escritor ou jornalista, o legado de Walsh vive muito mais pela firmeza com que segurou a pena do que o fuzil. E no ano em que se completam 40 anos de sua morte e 90 de seu nascimento, a Revista Opera tem a honra de compartilhar com o guerrilheiro argentino um aniversário: o de cinco anos.

São cinco anos marcados por idas à Ucrânia e à Colômbia, pela tranquilidade de descansar a palavra sabendo que ela desferiu ataques contra o inimigo, de apoio muitas vezes incondicional de nossos leitores. São também, no entanto, cinco anos de muitos sacrifícios – reflexo natural da opção que fizemos e que manteremos sempre pela independência.

Por isso, para comemorar a memória de Walsh e fortalecer em nós seu exemplo, realizaremos no dia 12 de agosto um evento público em São Paulo, com mesas, debates, sorteios, venda de livros e festa.

Compareça e apoie a imprensa popular, independente e contra-hegemônica!

ATRAÇÕES

17:45 – Abertura

18:30 – Mesa “Venezuela: Crise e Reação”, com o professor de Relações Internacionais da UFABC, Igor Fuser.

19:20 – Mesa “Coreia Popular no mundo; História, Relações Internacionais e Mídia”, com o Alexandre Rosendo (Centro de Estudos da Ideia Juche), André Ortega (Revista Opera) e Pedro Marin (Revista Opera).

20:40 – Exibição do documentário “Sem Clima”, do De Olho Nos Ruralistas.

21:40 – Sorteio de livros, cartazes, etc.

22:00 – Festa Latina, até as 04:00

Contaremos também com comidas e bebidas a um preço justo na nossa Cantina Rodolfo Walsh, além de venda de livros da Edições Nova Cultura.

NOS ENVIE UM VÍDEO!

É jornalista? Leitor da Opera? Liderança popular? Nos envie um vídeo! Além de nos ajudar a divulgar nosso aniversário e nosso trabalho, os vídeos serão exibidos durante o evento. O vídeo deve ter até 1 minuto. Basta gravá-lo e nos enviar via WeTransfer ou Youtube, pelo email revistaopera@gmail.com

LOCAL