5 ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE

“Estas são as reflexões que no primeiro aniversário de seu perverso governo quero fazer chegar aos membros desta Junta, sem esperança de ser escutado, com a certeza de ser perseguido, mas fiel ao compromisso que assumi há muito tempo de dar testemunho em momentos difíceis.”

COLABORE COM O JORNALISMO INDEPENDENTE: https://catarse.me/operanavenezuela

Foi assim que em 24 de março de 1977, em Buenos Aires, o jornalista, escritor e combatente revolucionário Rodolfo Walsh encerrou sua “Carta Aberta de um Escritor à Junta Militar.” No dia seguinte, após enviar algumas cópias da carta, seria emboscado por uma unidade militar no bairro de São Cristóbal, e provaria sua fidelidade aos compromissos assumidos, resistindo ao agrupamento de gorilas – e acertando um deles – com seu pequeno revólver calibre 22.

Apesar de se considerar um combatente revolucionário acima de escritor ou jornalista, o legado de Walsh vive muito mais pela firmeza com que segurou a pena do que o fuzil. E no ano em que se completam 40 anos de sua morte e 90 de seu nascimento, a Revista Opera tem a honra de compartilhar com o guerrilheiro argentino um aniversário: o de cinco anos.

São cinco anos marcados por idas à Ucrânia e à Colômbia, pela tranquilidade de descansar a palavra sabendo que ela desferiu ataques contra o inimigo, de apoio muitas vezes incondicional de nossos leitores. São também, no entanto, cinco anos de muitos sacrifícios – reflexo natural da opção que fizemos e que manteremos sempre pela independência.

Por isso, para comemorar a memória de Walsh e fortalecer em nós seu exemplo, realizaremos no dia 12 de agosto um evento público em São Paulo, com mesas, debates, sorteios, venda de livros e festa.

Compareça e apoie a imprensa popular, independente e contra-hegemônica!

ATRAÇÕES

17:45 – Abertura

18:30 – Mesa “Venezuela: Crise e Reação”, com o professor de Relações Internacionais da UFABC, Igor Fuser.

19:20 – Mesa “Coreia Popular no mundo; História, Relações Internacionais e Mídia”, com o Alexandre Rosendo (Centro de Estudos da Ideia Juche), André Ortega (Revista Opera) e Pedro Marin (Revista Opera).

20:40 – Exibição do documentário “Sem Clima”, do De Olho Nos Ruralistas.

21:40 – Sorteio de livros, cartazes, etc.

22:00 – Festa Latina, até as 04:00

Contaremos também com comidas e bebidas a um preço justo na nossa Cantina Rodolfo Walsh, além de venda de livros da Edições Nova Cultura.

NOS ENVIE UM VÍDEO!

É jornalista? Leitor da Opera? Liderança popular? Nos envie um vídeo! Além de nos ajudar a divulgar nosso aniversário e nosso trabalho, os vídeos serão exibidos durante o evento. O vídeo deve ter até 1 minuto. Basta gravá-lo e nos enviar via WeTransfer ou Youtube, pelo email revistaopera@gmail.com

LOCAL