Pesquisar

A Revista Opera está de volta

Decidimos retomar nosso trabalho, pela convicção de que é necessário construir uma alternativa à grande imprensa no Brasil.

Realizamos muito nestes quatro anos de existência: fomos o primeiro veículo brasileiro a enviar um correspondente ao leste da Ucrânia, fizemos dezenas de entrevistas, escrevemos centenas de artigos e publicamos, dia após dia, milhares de notícias.

Tudo isso foi feito sem nenhum vínculo com grandes empresas, partidos políticos ou ONGs. Prezamos pela independência e pelo jornalismo feito pelo ponto de vista do trabalhador – e por isso pagamos um preço.

Trabalhamos estes quatro anos sem salário – sempre que conseguíamos alguma quantia, era revertida no site, em reportagens ou envio de correspondentes. Sofremos diversos os ataques cibernéticos, o que constantemente derrubava o site e eventualmente o servidor inteiro – muitos vindos da Ucrânia, aliás; sinal de que incomodamos muito com nossa cobertura. E, por fim, tivemos de paralisar nosso trabalho, já feito com muita dificuldade, por um motivo banal: publicamos um artigo com uma foto sem autorização, e poderíamos enfrentar um processo.

Mesmo assim, decidimos retomar nosso trabalho, pela convicção de que é necessário construir uma alternativa à grande imprensa no Brasil. E, nesse processo, trazemos novidades:

A primeira é o novo site. Além de melhorar a experiência do leitor e nosso trabalho, é mais seguro, o que significa que não será derrubado com facilidade.

A segunda novidade é que temos novos colaboradores, o que garantirá uma cobertura diária mais completa, e possibilitará a criação de mais conteúdo – pensamos em fazer conteúdo em vídeo no futuro, por exemplo.

Por fim, fizemos uma parceria com uma pequena livraria e sebo de Praia Grande (SP), a Montanha Mágica Livros. Passaremos agora a fazer uma seleção de livros e postá-la na página da Loja da Opera. Em troca, parte do rendimento da livraria ajudará a Opera a expandir seu trabalho.

 

 

Continue lendo

liberdade de expressao musk
A liberdade de expressão e as redes
prisao
PPP dos presídios: uma parceria Lula-Temer-Bolsonaro
golpe 1964
1964: cinco lições do golpe militar para o presente

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel