Pesquisar
,

Nova estratégia de segurança da UE defende que bloco vá “além da OTAN”

O documento, preparado por Federica Mogherini, foi redigido a mando do Conselho Europeu, e cita o recente referendo britânico e a questão ucraniana.
por Pedro Marin | Revista Opera

Apesar da existência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), os países europeus devem se responsabilizar mais por sua segurança, para estarem capazes de “deter, responder e se proteger” de ameaças. A afirmação é de um documento preparado à mando do Conselho Europeu e apresentado na última terça-feira (28) aos líderes dos países-membros da UE durante a reunião Conselho.

“O propósito e até mesmo a existência de nossa União está sendo questionada. Ainda assim, nossos cidadãos e o mundo necessitam de uma União Europeia forte como nunca antes”, afirma a vice-Presidente da Comissão Europeia e representante da UE para as Relações Exteriores e Segurança, Federica Mogherini no documento, que diz que isso é “ainda mais verdadeiro depois do referendo britânico.”

O documento chega a citar ainda a questão ucraniana, ao dizer que “a violação da lei internacional e a desestabilização da Ucrânia por parte da Rússia, além de conflitos prolongados na região do Mar Negro, desafiaram a ordem de segurança europeia em seu núcleo”, e que a UE “não reconhecerá a anexação ilegal da Crimeia por parte da Rússia, nem aceitará a desestabilização do leste ucraniano.”

Apesar de não propor um exército alternativo às forças da OTAN, o documento encoraja os países europeus a investir em segurança. “A União Europeia irá encorajar sistematicamente a cooperação em defesa, e se empenhará em criar uma sólida indústria de defesa europeia, o que é crítico para a autonomia de decisão e ação da Europa.”

Continue lendo

Free Palestine
As elites do Norte Global têm medo de falar sobre a Palestina
coreia
Eleições na Coreia do Sul: o partido da oposição triunfa e o presidente Yoon enfrenta desafios diplomáticos e internos
africa do sul
África do Sul: política de fronteiras

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel