Pesquisar
,

Síria: Anistia Internacional denuncia rebeldes por violações de direitos humanos

De acordo com o relatório, entitulado “A tortura foi minha punição”, grupos rebeldes que têm perpetrado crimes como sequestro, tortura e execuções sumárias.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: VOANews)

A ONG Anistia Internacional publicou nesta terça-feira (5) um relatório no qual denuncia violações de direitos humanos por parte de grupos rebeldes que se opõe ao governo do Presidente sírio Bashar al-Assad.

De acordo com o relatório, entitulado “A tortura foi minha punição”, grupos rebeldes que dominam cidades como Aleppo e Idlib têm perpetrado crimes como sequestro, tortura e execuções sumárias.

“Alguns desses grupos, compostos majoritariamente por cidadãos sírios, ganharam controle de grandes áreas na cidade de Aleppo e Idlib, além de outras áreas ao redor, entre os anos de 2012 e 2015, e continuam no poder lá até hoje com o apoio de governos [de países] como Catar, Arábia Saudita, Turquia e EUA”, diz o documento.

No relatório foram analisadas ações de grupos como a Frente al-Sham, Movimento Nour al-Din al-Zenki, Divisão 16 do Exército Livre da Síria, Frente al-Nusra e Movimento Ahrar al-Sham.

“Este relatório expõe a agoniante realidade dos civis que vivem sob o controle de alguns dos grupos armados de oposição em Aleppo, Idlib e outras áreas. Muitos civis vivem em medo constante de serem sequestrados se criticarem a conduta dos grupos armados ou se falharem em acatar as rigorosas regras que eles impuseram”, disse o diretor do programa da Anistia Internacional para o Oriente Médio e Norte da África, Philip Luther, acrescentando que “em Aleppo e Idlib hoje os grupos armados são livres para cometer crimes de guerra e violações da lei humanitária internacional com impunidade.”

Continue lendo

gaza
Gaza e a denegação
milei argeentina
EUA vs. China: uma luta que chegou até a Terra do Fogo, na Argentina
europa
Como o sonho da Europa de uma solução cooperativa dos conflitos chegou ao fim

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel