Pesquisar
,

Putin e Kerry discutem cooperação militar na Síria

O encontro ocorre após o jornal Washington Post ter publicado um suposto rascunho de um projeto de cooperação preparado por Kerry para a questão síria.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Sergey Guneev / Sputnik)

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontrou nesta quinta-feira (14) em Moscou com o Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, para discutir propostas de cooperação no combate ao Estado Islâmico e Frente Al-Nusra na Síria.

“Nossa última conversa com o Presidente Obama me convence que nós não estamos somente desenvolvendo cooperação, mas o fazendo com o objetivo de alcançar resultados tangíveis”, disse na ocasião o Presidente russo, referindo-se à conversa que teve com Obama na semana passada.

“Com sorte nós conseguiremos algum progresso genuíno que seja mensurável e implementável e que possa fazer diferença nos eventos na Síria”, respondeu Kerry, dizendo que estava ansioso para uma “conversa séria.”

O encontro ocorre após o jornal Washington Post ter publicado um suposto rascunho de um projeto de cooperação preparado por Kerry, que inclui “operações integradas” com a Rússia e um centro de comando na Jordânia.

Desconfiança

Na última quarta-feira a rede de televisão norte-americana NBC transmitiu uma entrevista com o Presidente da Síria, Bashar al-Assad. Na entrevista, Assad disse que os EUA não estão interessado em combater os terroristas na Síria, mas “controlá-los e usá-los.”

“Trata-se de ser sério, ter a intenção. Os EUA não têm a intenção de derrotar os terroristas. Eles tinham a intenção de controlar eles e usá-los como uma carta, como fizeram no Afeganistão”, disse o Presidente, declarando ainda que as ações da coalizão liderada pelos EUA na Síria são ilegais, diferentemente dos bombardeios russos, “que [foram] convidados legalmente e formalmente pelo governo Sírio.”

Continue lendo

Free Palestine
As elites do Norte Global têm medo de falar sobre a Palestina
coreia
Eleições na Coreia do Sul: o partido da oposição triunfa e o presidente Yoon enfrenta desafios diplomáticos e internos
africa do sul
África do Sul: política de fronteiras

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel