URGENTE: Ministro turco acusa EUA de orquestrarem a tentativa de golpe

0
322

 

 ministro do Trabalho da Turquia, Suleyman Soylu, através da TV Haberturk, acusou os EUA de orquestrarem a tentativa de golpe militar.

Também um oficial do governo turco disse suspeitarem de que a base aérea de Incirlik, operada conjuntamente pela Força Aérea dos EUA e a Força Aérea da Turquia, teria sido usada para abastecer aeronaves usadas na tentativa do golpe. A PressTV informou que o Consulado americano em Adana declarou através de seu site que a energia elétrica da base aérea foi cortada, e que a movimentação de entrada e saída foi proibida durante a tensão e pediu para “evitarem a base aérea até que as operações sejam restabelecidas”.

Endorgan, na CNN turca, pediu para os EUA, que se de fato são “aliados estratégicos”, entregarem Fethullah Gulen, apontado por Endorgan como autor do golpe. Fethullah, que está morando nos EUA, negou a acusação num comunicado divulgado na madrugada do sábado: “Nego categoricamente tais acusações. O governo deve ser conquistado mediante um processo de eleições livres e justas, e não pela força.”