Pesquisar
,

Presidente da Ucrânia ordena que tropas próximas à Crimeia e no Leste estejam preparadas para combate

A ordem ocorre um dia depois do Serviço Federal de Segurança da Rússia ter acusado o governo da Ucrânia planejar atos de sabotagem na região da Crimeia.
por Pedro Marin | Revista Opera
(U.S. Army photo by Capt. Russell M. Gordon, 10th Press Camp Headquarters)

O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, ordenou nesta quinta-feira (11) que todas as unidades militares próximas às fronteiras com a Crimeia e na região do leste do país (Donbass) estejam em alerta máximo e preparadas para possíveis combates.

As forças de segurança da Ucrânia na fronteira com a Crimeia estão “preparadas para qualquer mudança nos eventos”, disse o assessor do Serviço Fronteiriço da Ucrânia, Oleg Slobodyan.

A ordem ocorre um dia depois do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) ter divulgado um relatório no qual acusa o governo ucraniano de estar por trás de uma série de atos de sabotagem na região da Crimeia, que se anexou à Rússia em 2014, incluindo a preparação do que o Presidente russo Vladimir Putin chamou de “atos terroristas.”

[button color=”” size=”” type=”square_outlined” target=”” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/index.php/2016/06/24/5-coisas-que-netflix-nao-nos-disse-sobre-ucrania/”]Leia mais: 5 coisas que a Netflix não nos disse sobre a Ucrânia[/button]

A Ucrânia, por sua vez, negou as acusações, dizendo que condena qualquer tipo de ação terrorista e declarando que o relatório do FSB era uma “provocação” por parte da Rússia.

Além do alerta, o Presidente ucraniano pediu que a população de seu país evite viajar à Crimeia, e informou que solicitou que o Ministério de Relações Exteriores entre em contato com Putin e com os representantes da Alemanha, França, EUA e do Conselho Europeu.

Processo de paz

A escalada de tensões entre os países pode levar a problemas nos acordos de paz sobre a guerra civil na Ucrânia. O acordo, conhecido como “Minsk 2”, seria rediscutido na próxima reunião do G20, na China. Putin disse ontem (10) que, levando em consideração o relatório do FSB, seria inútil discutir o processo de paz no formato atual.

 

Continue lendo

coreia
Eleições na Coreia do Sul: o partido da oposição triunfa e o presidente Yoon enfrenta desafios diplomáticos e internos
africa do sul
África do Sul: política de fronteiras
gaza bebe
Gaza: o terror da gestação, do parto e da maternidade em uma terra devastada

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel