Pesquisar
,

Brasil diz que estudará “medidas jurídicas” contra a Venezuela frente a impasse no Mercosul

A Venezuela, por sua vez, denuncia a formação de uma “tríplice aliança” entre Brasil, Paraguai e Argentina contra a presidência do país no Mercosul.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil declarou neste sábado (13) por meio de nota que o Governo brasileiro “avaliará detidamente” a situação da Venezuela, “à luz do direito internacional”, a fim de definir medidas jurídicas aplicáveis ao país, frente ao impasse em relação à presidência pro-tempore do Mercosul.

A nota é divulgada depois da Venezuela ter se proclamado na presidência do bloco, sem o reconhecimento de outros países-membro. A presidência do Mercosul funciona de forma rotativa, em ordem alfabética, e após o Uruguai ter deixado vaga a liderança, no último dia 1, a Venezuela deveria assumir o comando, de acordo com as regras do bloco.

[button color=”” size=”” type=”square_outlined” target=”_blank” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/index.php/2016/08/02/golpe-brasil-ao-mercosul/”]Leia mais – Golpe: do Brasil ao Mercosul[/button]

Os governos do Brasil, Argentina e Paraguai, no entanto, não reconhecem a presidência da Venezuela, argumentando que o país não cumpriu com os compromissos do Protocolo de Adesão ao Mercosul. “O Governo brasileiro lamenta que a Venezuela não tenha logrado êxito, no prazo que se encerrou em 12 de agosto de 2016, em seus esforços para o pleno cumprimento dos compromissos assumidos quando da assinatura do Protocolo de Adesão da República Bolivariana da Venezuela ao MERCOSUL, em 4 de julho de 2006, em Caracas”, disse o Itamaraty.

A Venezuela, por sua vez, denuncia a formação de uma “tríplice aliança” entre Brasil, Paraguai e Argentina contra o país. “Esta tríplice aliança, integrada pelos governos da Argentina, Brasil e Paraguai, pretende reeditar uma espécie de Operação Condor contra a Venezuela”, diz um comunicado divulgado no último dia 2. “Por trás deste plano estão os que sempre conspiraram contra a união sul-americana com o objetivo de impôr o Consenso de Washington, com a falsa convicção de que chegou o momento da Revolução Bolivariana desaparecer.”

 

Continue lendo

gaza
“Israel quer ficar em Gaza”, diz cientista político palestino
gaza
Gaza e a denegação
milei argeentina
EUA vs. China: uma luta que chegou até a Terra do Fogo, na Argentina

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel