Forças Democráticas Sírias libertam cidade de Manbij do Estado Islâmico

por Pedro Marin | Revista Opera*

0
255

As Forças Democráticas Sírias (SDF) libertaram na última sexta-feira (12), com o apoio aéreo da coalizão norte-americana, mais de duas mil pessoas usadas como escudo humano pelo Estado Islâmico, e tomaram o controle da cidade de Manbij, no norte da Síria.

O grupo, formado por milícias curdas, árabes, turcomanas, assírias e armênias, levava a cabo uma ofensiva contra os combatentes do Estado Islâmico na cidade desde o final de maio, com o apoio da coalizão norte-americana.

“Foi complicado para nós salvar os civis da área, mas nós conseguimos. Os terroristas agora estão fugindo. Nós iremos atrás deles não importa onde eles forem”, disse uma combatente das Unidades de Proteção Popular (YPG) à RT.

De acordo com informações do Observatório Sírio de Direitos Humanos e fontes curdas, cerca de 500 carros com militantes do EI e civis abandonaram a região na sexta-feira, depois de um acordo entre os dois lados.

“A cidade está agora completamente sob nosso controle, mas nós estamos fazendo operações de varredura”, disse Sharfan Darwish, do Conselho Militar de Manjib das SDF, à Reuters.

A cidade de Manbij, próxima à fronteira com a Turquia, era um ponto estratégico na Síria, já que fazia parte da rota de suprimentos para a cidade de Raqqa, controlada pelo Estado Islâmico.

De acordo com a Reuters, residentes e observadores reportaram a morte de dezenas de civis, incluindo crianças, durante os bombardeios por parte da coalizão norte-americana na cidade.

*Com informações de RT e Reuters