São Paulo: 100 mil marcham contra governo Temer

por Pedro Marin | Revista Opera*

0
147
(Foto: Midía Ninja)

Mais de 100 mil pessoas marcharam neste domingo (4) em São Paulo contra o impeachment da presidenta afastada Dilma Roussef e contra o governo de Michel Temer, de acordo com a organização do ato.

A manifestação, convocada pela Frente Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular, saiu do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, e terminou no Largo da Batata. “Hoje é mais uma mobilização popular pelo Fora Temer exigindo Diretas Já, eleições para presidente do país, e defendendo nossos direitos”, disse Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), à Agência Brasil. “Queremos reafirmar também nosso direito à manifestação. É escandaloso o que foi feito pela Polícia Militar e pela Secretaria de Segurança, não só aqui [em São Paulo], nas manifestações dessa última semana”.

O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no entanto, disse que o ato de hoje teve três bandeiras: “É o Fora Temer e esse desgoverno ilegítimo; nenhum direito a menos, porque o que se apresenta é a retirada de direitos dos trabalhadores e sociais e da democracia; e o povo quer lutar. Consideramos esse governo ilegítimo e seria importante, para voltar a normalidade democrática, que a população pudesse ser atendida em uma votação direta para legitimar o governo.”

A manifestação ocorre após uma semana marcada por ataques a manifestantes por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em todos os cincos dias de mobilização desta semana houve repressão violenta por parte da PM.

*Com informações da Agência Brasil