Ucrânia: Canal de televisão é incendiado por ter “visões pró-russas”

por Pedro Marin | Revista Opera

0
183
(Foto: Serviço de Emergências da Ucrânia)

Um prédio do canal de televisão ucraniano “Inter TV” foi atacado e incendiado duas vezes neste domingo (4), após o canal ser acusado de divulgar “visões pró-russas e antigoverno.”

O prédio, localizado em Kiev, capital do país, foi atacado por ex-militares ucranianos, disse o Ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov. O ataque foi realizado durante uma manifestação em frente ao prédio contra a posição editorial do canal, vista por alguns como “pró-russa”.

Aleksandr Pilipets, diretor do Sistema Nacional de Informação (NIS), empresa que faz parte do grupo Inter Media, disse que um grupo de manifestantes mascarados invadiram o prédio, colocando fogo em um estúdio e deixando uma mina anti-tanque para trás. O grupo Inter Media disse que diversos funcionários foram intoxicados com o gás carbônico, e necessitaram de cuidados médicos.

Em seu Facebook, Pilipets disse que a companhia havia recebido ameaças anteriormente, que foram ignoradas pelas autoridades ucranianas. “É evidente que as autoridades não são capazes de proteger as pessoas e seu direito à liberdade de expressão”, disse Pilipets.