Pesquisar
,

Síria: EUA acusa Rússia por bombardeio contra comboio humanitário da ONU

A Rússia negou as acusações, qualificando-as como uma tentativa de tirar a atenção do bombardeio norte-americano contra soldados do exército da Síria.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Kremlin)

Oficiais norte-americanos confirmaram à rede de televisão CNN nesta quarta-feira (21) que o governo dos EUA chegou à “conclusão preliminar” de que aviões russos foram responsáveis pelo bombardeio contra um comboio humanitário das Nações Unidas que resultou na morte de 20 pessoas na última segunda-feira (19).

Apesar da informação vazada à cadeia de televisão, o governo americano tem mantido a posição oficial de que o bombardeio pode ter sido realizado por forças sírias ou russas. “Todas as nossas informações indicam claramente que foi um bombardeio. Isso significa que só há duas entidades que podem ser responsáveis”, disse o vice-conselheiro de segurança nacional dos EUA, Ben Rhodes, declarando ainda que os EUA “responsabilizam o governo russo pelos bombardeios.”

Na terça-feira, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, havia responsabilizado o governo sírio pelo ataque: “Os russos fizeram o acordo [de cessar-fogo]. Então precisamos ver o que os russos dizem. Mas o ponto importante é que os russos têm que controlar [o presidente sírio, Bashar al] Assad, que evidentemente está bombardeando indiscriminadamente, incluindo comboios humanitários. Então, vamos esperar e ver, coletar os fatos. Precisamos ver onde estamos, e então faremos um julgamento. Mas não temos os fatos neste momento”.

Em reação ao ataque, que destruiu ao menos 18 caminhões com ajuda humanitária, a ONU suspendeu todos os comboios humanitários no país.

Rússia

A Rússia negou as acusações. “Nós estudamos cuidadosamente os vídeos do local onde o incidente ocorreu e não achamos nenhum sinal de qualquer munição atingindo o comboio. Não há crateras, e os veículos ficaram com seus chassis intactos”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov. O Ministério de Defesa da Rússia também divulgou um vídeo capturado por seus drones antes do incidente, e disse que a gravação mostra um veículo dirigido por “terroristas” que carregava um morteiro acompanhava o comboio.

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia, por sua vez, disse que assiste “com indignação e raiva” às tentativas de “protetores de terroristas e bandidos” de culpar a Rússia ou a Síria pelo ataque.

De acordo com o Ministério, as acusações parecem ser feitas “para tirar a atenção do estranho ‘erro’ dos pilotos da coalizão”, referindo-se ao bombardeio da coalizão liderada pelos EUA na semana passada, que resultou na morte de mais de 90 tropas do exército sírio.

Continue lendo

méxico
O bloco hegemônico no México
gaza matar os mortos
Gaza: matar os mortos
ucrania
Ucrânia, a areia movediça da União Europeia

Leia também

Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel