EUA gastou 585 milhões de dólares para “promover a democracia” em 2016

por Pedro Marin | Revista Opera

0
128
(U.S. Air Force photo/Capt. Carrie Kessler)

O Departamento de Estado norte-americano gastou 585 milhões de dólares (cerca de 1,9 bi de reais) para “promover a democracia” pelo mundo no ano de 2016. Os dados são do relatório oficial do Departamento de Estado, divulgado nesta sexta-feira (18).

“Nós levamos a sério nossa tarefa de investir o dinheiro dos contribuintes no sucesso a longo prazo de nossa nação, e estamos empenhados em defender e avançar os interesses e valores dos EUA em um mundo que está mudando mais rapidamente e se tornando mais interconectado do que em qualquer outro tempo”, diz o Secretário de Estado, John Kerry, na introdução do documento.

O relatório não especifica em quais países a quantia foi aplicada, nem por meio de quais instituições, mas diz que os EUA apoiou “importantes ganhos democráticos no Sri Lanka, Nigéria e Myanmar.”

A Revista Opera é um projeto independente, e, portanto, depende exclusivamente do financiamento de seus leitores. Clique e saiba mais.

Ainda de acordo com o relatório, houve um aumento de 4% nos recursos totais do Departamento de Estado, que passaram de 90,6 bilhões de dólares em 2015 para 93,8 bi em 2016.