Pesquisar
,

ONU aprova novas sanções contra Coreia do Norte

As sanções, que são uma resposta aos testes nucleares da Coreia do Norte em setembro passado, reduzirão ao menos 60% das exportações em carvão do país.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: White House / Pete Souza)

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, na última quarta-feira (30), novas sanções contra a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), que devem afetar a exportação de carvão do país em cerca de 60%.

A medida, que foi aprovada por unanimidade, visa limitar as exportações de carvão do país para um máximo de 7.5 milhões de toneladas ou 400.9 milhões de dólares – atualmente, a exportação de carvão garante à RPDC mais de 1 bilhão de dólares ao ano – e foi adotada em resposta ao teste nuclear realizado pelo país em setembro.

“O Conselho de Segurança tomou hoje uma ação contundente perante um dos desafios mais duráveis e inquietantes para a paz e a segurança”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, o sul-coreano Ban Ki-moon, que elogiou também a “unidade” dos 15 integrantes do orgão.

[button color=”” size=”” type=”square” target=”_blank” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/2016/09/11/coreia-do-norte-e-a-hipocrisia-nuclear/”] Leia mais: Coreia do Norte e a hipocrisia nuclear[/button]

“Nenhuma resolução [adotada] em Nova York conseguirá, amanhã, persuadir Pyongyang a cessar sua busca incessante por armas nucleares. Mas essa resolução impõe custos sem precedentes para o regime da RPDC por desafiar as demandas do Conselho”, declarou a Embaixadora dos EUA para a ONU, Samantha Power, que disse que a resolução garantirá um corte de 800 milhões por ano para a RPDC.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da RPDC, por sua vez, disse que as sanções não impedirão o país de seguir com seu programa nuclear. “Obama e seus lacaios infelizmente estão enganados se calculam que eles podem forçar a RPDC a abandonar sua linha de se armar nuclearmente e prejudicar seu status de poder nuclear por meio de sanções para nos pressionar”, disse o representante norte-coreano.

 

Continue lendo

milei argeentina
EUA vs. China: uma luta que chegou até a Terra do Fogo, na Argentina
europa
Como o sonho da Europa de uma solução cooperativa dos conflitos chegou ao fim
saara
A morte banal dos imigrantes no Deserto do Saara

Leia também

rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel