Exército Sírio suspende operações militares em Aleppo

por Pedro Marin | Revista Opera

0
87
(Foto: U.S. Mission Photos / Eric Bridiers)

O Exército Sírio suspendeu suas atividades militares contra rebeldes no leste da cidade de Aleppo para possibilitar a saída de civis da cidade, informou nesta quinta-feira (8) o Ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

O anúncio é feito um dia após as forças do governo sírio terem conquistado 15 bairros da cidade de Aleppo, incluindo o Centro Histórico da cidade, em uma ofensiva que nas últimas semanas possibilitou a tomada do controle de 70% do território previamente dominado por forças rebeldes.

Mais cedo, Lavrov e o Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, haviam discutido um novo acordo para a questão Síria, após uma semana de crescente tensão entre os países, marcada pelo estabelecimento de um acordo que foi posteriormente recusado por Washington.

A Rússia e o governo Sírio buscam um acordo que possibilite a saída dos militantes da cidade ou a sua rendição. Os EUA, por sua vez, tentavam o estabelecimento de um cessar-fogo após os avanços das tropas sírias.

Nesse sentido, Lavrov disse que representantes russos e norte-americanos se encontrarão no sábado, em Geneva, para discutir um acordo. “Baseado na prontidão declarada pelo lado norte-americano de facilitar a retirada dos militantes daquela cidade, os dois lados concordaram em avaliar os detalhes práticos desse processo”, disse o Ministro russo.

Anteriormente, ele havia dito que a “impressão inicial” da Rússia era de que os EUA tentavam “conseguir tempo para os militantes, permitindo que retomassem o fôlego e se reequipassem.”

 

COMPARTILHAR
AnteriorMovimentos sociais protocolam pedido de impeachment de Temer
PróximoNúmero de inadimplentes chega a 58,7 milhões, diz pesquisa
23 anos, é editor-chefe e fundador da Revista Opera. Foi correspondente na Venezuela pela mesma publicação, e articulista e correspondente internacional no Brasil pelo site Global Independent Analytics. Tem artigos publicados em sites como Truthout, Russia Insider, New Cold War, OffGuardian, Latin America Bureau, Konkret Media e Periferia Prensa. É autor de "Golpe é Guerra - Teses para enterrar 2016".