Pesquisar

O que planejamos para 2017

Em 2017, a Revista Opera terá muitas novidades – entre elas, a realização de um documentário internacional, reportagens na Ásia e uma expansão da cobertura.
por Pedro Marin | Revista Opera

2016 foi um ano muito conturbado para a Opera e, ao mesmo tempo, um ano muito especial.

Em janeiro nosso trabalho foi paralisado após termos sofrido uma ameaça de processo, de forma que só retornamos em junho. Com a volta, no entanto, contamos com o apoio de muitos leitores e outros veículos, como a TVDrone, que nos possibilitou iniciar a gravação do programa Posto Sul. Contamos também com uma parceria com o jornal Brasil de Fato, em setembro, para a cobertura dos processos de paz na Colômbia, pela correspondente brasileira Mariana Ghirello.

Em outubro, após a prisão do ex-combatente brasileiro na Ucrânia, Rafael Lusvarghi, denunciamos que a empresa responsável por sua viagem (e consequentemente sua prisão) tinha ligações com o serviço de inteligência ucraniano – mas alguns dias depois sofremos ataques que derrubaram nosso site. Nossa cobertura deste caso, que foi exclusiva, nos rendeu um convite de um veículo do grande monopólio de imprensa do Brasil para algumas entrevistas – convite que recusamos, por questões de princípio.

De qualquer maneira, a partir deste momento, quando tivemos de investir em uma estrutura mais confiável para o site com o objetivo de evitar outros ataques, entendemos que precisamos de um modelo sustentável para Opera, e por isso nos dedicamos a criar mecanismos que possibilitassem a sustentabilidade financeira de nosso site sem a perda da independência – criamos então o Clube da Opera, que tem tido um apoio tremendo de nossos leitores, e a Livraria da Opera, que também tem dado um retorno bom.

As iniciativas, apesar de estarem garantindo a operação normal do site, não são suficientes para pagar pelo trabalho de nenhuma das pessoas que fazem a Opera existir (inclusive eu), que têm também de se dedicar a seus empregos, o que prejudica nossa cobertura.

Por isso, para 2017, pretendemos efetivamente profissionalizar nosso trabalho. Em abril completaremos cinco anos fazendo um jornalismo independente, popular e contra-hegemônico, e realizaremos um evento em São Paulo, com palestras e debates, para comemorar. Nele, lançaremos também uma campanha de arrecadação para um grande documentário internacional.

Durante o ano, apostaremos também na realização de outros eventos para financiar nosso trabalho diário, e lançaremos algumas publicações, por meio da Editora Baioneta, também com esse objetivo.

No que se refere à cobertura jornalística em si, continuaremos nosso trabalho internacional e teremos também reportagens especiais da Ásia. Com o apoio de nossos leitores, no entanto, pretendemos também nos dedicar mais à cobertura do cenário nacional, que em 2017, sem dúvida, terá um salto nas lutas populares.

Continue lendo

méxico
O bloco hegemônico no México
gaza matar os mortos
Gaza: matar os mortos
ucrania
Ucrânia, a areia movediça da União Europeia

Leia também

Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel