Pesquisar
,

Czar à brasileira: por que Alexandre de Moraes não quer largar o osso?

A crise nas prisões permitiu que Alexandre de Moraes desse o ponta-pé inicial no seu sonho de Estado vigilante, através do novo Plano Nacional de Segurança.
por André Ortega | Revista Opera
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

No dia 14 de Janeiro publiquei um artigo intitulado “O Ministro Alexandre de Moraes deve renunciar”. Não fui o único. A Época fez uma capa chamando-o de “O Homem Errado”; “fala demais, compra brigas desnecessárias e insiste num plano de segurança que tem tudo para fracassar”.

Agora devemos falar também o porquê ele não vai querer renunciar, motivos que para muitos justificarão mais ainda a necessidade da sua remoção o mais rápido possível do Ministério da Justiça. A reportagem da Época fala do cargo como uma pasta gorda e poderosa, de onde os ministros costumam cair, mas o que faz esse atual ministro se agarrar com tanta força? O que faz ele e seu chefe, Temer, resistirem até a intrigas palacianas e oposições como a que nasceu da Presidente do STF, Carmen Lúcia?

Se para nós a crise/guerra nos presídios é motivo suficiente para desgraçar o ministro, para ele e seus asseclas foi uma benção. Essa “benção” permitiu e justificou que Moraes desse o ponta-pé inicial no seu sonho de Estado vigilante, maximalista na repressão, através do novo Plano Nacional de Segurança.

Isso não é só um sonho de uma noite de verão de um Ministro que chega na meia-idade. Essa crise caiu como uma luva para empurrar as medidas de “reforma” e aplicar o seu projeto político, era a crise que o seu grupo precisava, um incêndio no Reichstag. Não quero ser moralista, afinal é o que é um político faz (mesmo um político travestido de técnico); ele busca colher o melhor de cada situação, mas o que temos nesse plano?

– Criação de novas agências subordinados ao Ministério da Justiça. O Departamento Nacional de Polícia Judiciária e Perícias, para ser efetivamente nova força policial e investigativa, e um novo Diretório de Inteligência. Também prevê a criação de um novo grupo policial de apoio nas fronteiras.

São novos aparatos de repressão criados sob a supervisão direta do ministro – organização, nomeações, pessoas criadas debaixo do seu comando e liderança.

– Cada Estado terá um “Núcleo de Inteligência Policial” (NIPO) ligados ao Ministério da Justiça, que vão reunir os serviços inteligência da PM, PF, Civil, MP e penitenciárias.

– Ampliar e interligar os sistemas de videomonitoramento do país inteiro, com a participação de “todas” as agências policiais e as “principais” administrativas.

– Compartilhamento das informações geo-referenciadas de Estados e municipios.

– Mais câmeras para a Polícia Rodoviária Federal do sistema ALERTA BRASIL e integração desse sistema com os sistemas estaduais.

– Integração de órgãos para combater infrações administrativas (carro abandonado, estabelecimento irregular, som alto, menores com bebida, etc).

Alexandre de Moraes está criando novos aparatos sob seu controle direto e núcleos que reúnem todas as agências existentes sob sua supervisão. Assim, busca criar uma Mega Secretaria de Segurança Pública – o Ministério da Justiça está mais para Ministério do Interior. Estamos falando de um império policial, um Estado dentro do Estado, onde o ministro é um novo Czar* da repressão e da vigilância. É o verdadeiro “Big Brother 2017”.

Toda a propaganda em torno dele e sua ânsia de vincular sua imagem a operações como a Lava-Jato fazem mais sentido. Moraes e seus patrocinadores estão com pressa, ele precisa agir o mais rápido possível ao mesmo tempo que encobre sua imagem com uma glória falsa. O governo atual não tem muito tempo e não sabemos o que esperar em 2018 (dizem alguns que o Ministro é um nome provável para Governador de São Paulo pelo PSDB; a matéria da Época o consideram uma “aposta” de Michel Temer para o mesmo cargo de governador ano que vem). O clima de guerra civil criado pelo crime organizado e o espetáculo judicial-midiático em prisões relacionadas com a Lava-Jato ou o escândalo promovido pessoalmente por Moraes na Operação Hashtag só reforça o clima favorável ao maximalismo punitivista na vigilância e repressão.

Essa é a nova revolução política: a repressão como solução do problema brasileiro, onde a imagem de um ou outro rico humilhado (para eventualmente ser liberado, vide Yousef) não é outra coisa senão uma sinistra lógica de reality show que politicamente passa a ideia da repressão como panaceia numa guerra moralista contra os bandidos (algumas situações, como o fato de Moraes ter sido advogado da Transcooper do PCC, tornam tudo bem irônico).

E onde está a tal da “nova onda liberal” nesse momento? Onde está o Movimento Brasil Livre? Temos aqui uma clara ampliação do Estado, mais dinheiro a ser gasto, mais aparelho pra estender a máquina, e ainda por cima é no campo da repressão. Esse tal Movimento Brasil Livre, que se arrogou muitas vezes o manto de dirigente do movimento a favor do impeachment, não é muito diferente dos políticos fisiológicos aos quais se aliou, como Temer, Cunha e Jucá. A fórmula do seu liberalismo hipócrita é o velho liberalismo das elites brasileiras aplicado agora pela tropa neoliberal de Michel Temer: Estado mínimo na economia e Estado máximo na repressão.

E onde estão, também, os histéricos representantes da nova direita anti comunista, revoltados, olavetes e caçadores de corruptos? Aqueles que tanto falam do “Plano Comunista”, obcecados pela sombra totalitária e que quase surtaram com a criação da Força Nacional de Dilma Roussef? Onde estão os conservadores preocupados com o crescimento do poder do Estado, onde estão os defensores da sociedade civil orgânica contra o artificialismo ideológico, duro e intervencionista?

Não posso deixar de trazer de novo a referência a um “Big Brother”, já pensando mais no programa televisivo. Temos a vigilância e o controle, mas também temos participantes trouxas e barulhentos para divertir no espetáculo. Tem muito marketing, muita propaganda e quem produz esse programa também ganha muito dinheiro. O que falta para este show macabro, no entanto, é a audiência.

Deixando as metáforas de lado, voltemos para a realidade. Como dissemos no artigo da renúncia, o Ministro é um tanto controverso pelas acusações de vínculo com o Primeiro Comando da Capital – só isso já deveria borrar suas possibilidades de ocupar o cargo, argumentamos. Com tanta polêmica, não impressiona que as pessoas comecem a ficar ansiosas, se perguntando se não há uma articulação entre a guerra terrorista da facção criminosa com os desígnios políticos do chefe do ministério. Cabe aquela velha pergunta em latim: cui bono? Quem ganha politicamente dessa situação? Se alguém esperava, maquiavélico, que isso seria o momento certo de expulsar Alexandre de Moraes do Ministério, se enganou – é ele mesmo que colhe os benefícios políticos. E os resultados serão profundos.

*Um dos títulos do Imperador Autocrata do regime monárquico russo antes de sua queda em 1917.

Continue lendo

MST campo
Conflitos no campo atingem maior número já registrado no Brasil desde 1985
gaza
“Israel quer ficar em Gaza”, diz cientista político palestino
gandhi_nao_violencia
O mito de que a liberdade da Índia foi conquistada pela não-violência impede o progresso

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel