Pesquisar
,

Justiça francesa pede terceira prisão perpétua para “Carlos, o Chacal”

O pedido de prisão perpétua, que seria o segundo contra Carlos, é motivado por um atentado à granada realizado em uma galeria comercial de Paris em 1974.
por Pedro Marin | Revista Opera

A Procuradoria francesa pediu nesta segunda-feira (27) a prisão perpétua do revolucionário venezuelano Ilich Ramírez Sánchez, conhecido como “Carlos, o Chacal”.

O pedido de prisão perpétua, que seria o terceiro contra Carlos, que atualmente cumpre pena perpétua na prisão de Clairvaux, na França, é motivado por um atentado à granada realizado em uma galeria comercial de Paris em 1974, que resultou na morte de duas pessoas e deixou 34 feridas.

O procurador Rémi Crosson du Cormier se declarou convencido de que Carlos tenha sido responsável pelo ataque. Na corte, no último dia 13, no entanto, Carlos negou responsabilidade pelo ataque, e disse que qualquer assassinato cometido por ele foi feito em nome da revolução. “Ninguém executou mais pessoas do que eu na resistência palestina. Eu sou o único sobrevivente. Em toda a luta, houve vítimas colaterais, é triste”, declarou.

A defesa de Carlos criticou a condenação prévia do acusado de 67 anos, e disse que não há provas que o incriminem. “Isto não é um processo normal, não é um acusado normal, é, ao que parece, um processo político”, disse a advogada e esposa do Chacal, Isabelle Coutant-Peyre.

Revolucionário profissional

Filho de um advogado comunista venezuelano, Ilich Ramírez Sánchez estudou em um colégio de Caracas, e tornou-se militante da juventude comunista em 1959. Em 1973, com 24 anos, ingressa na Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), onde tenta assassinar em Londres o empresário Joseph Shieff, presidente da Marks & Spencer e vice-presidente da Federação Sionista do Reino Unido e Irlanda, mas fracassa na tentativa.

Dois anos depois, no entanto, realiza sua mais famosa ação; o sequestro de onze ministros de países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), ação que termina com a morte de três pessoas.

Nos anos seguintes, realizou diversas ações, entre elas um atentado contra um banco israelita em Londres e a tentativa de assassinato do primeiro-ministro francês Jacques Chirac.

Em 1994, quando iria realizar uma cirurgia em Cartum, no Sudão, foi adormecido com uma anestesia geral e entregue à França.

Em seu primeiro julgamento, em 1997, questionado pelo presidente do tribunal acerca da sua profissão, respondeu que era um “revolucionário profissional da velha tradição leninista.”

Continue lendo

coreia
Eleições na Coreia do Sul: o partido da oposição triunfa e o presidente Yoon enfrenta desafios diplomáticos e internos
africa do sul
África do Sul: política de fronteiras
gaza bebe
Gaza: o terror da gestação, do parto e da maternidade em uma terra devastada

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel