Pesquisar
, ,

Golpe é guerra (ou sobre as diretas já)

Lembremos de Brizola acusando Jango de traidor por não se dispor à resistência em 1964: se na boca do mito gaúcho Goulart era um traidor, o que seríamos?
por Pedro Marin | Revista Opera
04/06/2017- São Paulo- SP, Brasil- Show- Ato pelas Diretas Já no Largo da Batata. Foto: Paulo Pinto/AGPT

Na esquina da Rua Aurora com a Vieira de Carvalho, no Centro de São Paulo, o leitor poderá testemunhar, na parede de um boteco velho, a inscrição “golpe é guerra.” Ela foi imortalizada no concreto, à tinta spray, pouco antes da derrubada da presidenta eleita, Dilma Rousseff, no ano passado.

Por esses tempos lembro de ter observado a pixação com acenos mentais: o avanço imprudente da reação contra aquele governo, que tentou até o último segundo agradar os reacionários, deveria de fato ser encarado por nós como uma declaração de guerra.

Pois bem: passou-se quase um ano desde que a frase foi pixada, e o resultado nos é apresentado na forma de um presidente como Temer, que avança contra nosso povo sem restrições, com o apoio do Congresso, que se apega ao trono mesmo quando seus aliados já o abandonam (criando, aliás, um racha interno nas capitanias hereditárias comunicativas do Brasil, com Marinhos e Frias se estapeando em rede nacional) e que, por fim, ainda tem a coragem sádica de apresentar seu governo aos 14 milhões de desempregados deste país como a raiz de uma “recuperação econômica.”

É este o balanço resumido. Golpe é guerra?

Frente às duras pancadas que o governo tem sofrido e frente à sua disposição de reprimir violentamente – como foi demonstrado em Brasília -, tudo que conseguimos fazer é gritar “Diretas Já.” É bom fazer um balanço histórico do termo; o que representou o movimento pelas diretas na década de 80?

Fomos vitoriosos? Reconquistamos as prometidas reformas de base? Mudamos este País? Jogamos os golpistas na lata do lixo da história, para sempre? – Não. Sequer cadeia para os torturadores conseguimos; os nossos cadáveres descobrimos alguns, a duras penas, numa Comissão da Verdade que, 50 anos depois do golpe, ainda é alvo de ataques.

Gritaremos “Diretas”, não teremos a audácia de conquistar o povo com nosso projeto, nos envergonharemos de requerer mudanças não-institucionais (e, talvez, não-constitucionais), não construiremos uma greve geral sob bandeiras verdadeiramente combativas. A História nos entrega uma conjuntura na qual, dia após dia, fica cristalino para todos, inclusive para as massas, que o sistema político e econômico brasileiro é insustentável, e às massas viramos o rosto e apresentamos o mesmo sistema como alternativa, com a esperança de que nossa fé na bondade subverta um mal estrutural. A História, no entanto, não é um cabo de guerra; é a sucessão de chicotadas que os dois lados acertam um no outro. Ao nosso flagelo a corda já serve há 500 anos, e quando as cicatrizes ficam enfim evidentes convocamos o povo a retomar ao nosso lado e puxar – para mais uma vez ser alvo da chibata, talvez na esperança de um algoz mais gentil.

Nosso grito contra o fantoche de hoje e nossas esperanças por um fantoche que a nós nos pareça mais divertido serve de afago à mão que os controlam. Lembremos de Brizola acusando Jango de traidor por não se dispor à resistência em 1964: se na boca do mito gaúcho Goulart era um traidor, o que seríamos nós?

Continue lendo

méxico
O bloco hegemônico no México
gaza matar os mortos
Gaza: matar os mortos
ucrania
Ucrânia, a areia movediça da União Europeia

Leia também

Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel