Pesquisar
,

Trump recua em reaproximação com Cuba e restringe viagens e investimentos

Trump anunciou o cancelamento do processo de reaproximação com Cuba, limitando assim as viagens à ilha e proibindo relações comerciais com o setor militar.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Gage Skidmore)

O presidente norte-americano Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (16) o cancelamento do processo de reaproximação entre os EUA e Cuba, iniciado pela administração Obama, limitando assim as viagens à ilha e proibindo relações comerciais entre empresas norte-americanas e o setor militar e de segurança cubano. “Em breve alcançaremos uma Cuba livre”, prometeu o presidente norte-americano, ao lado do vice-presidente Mike Pence e congressistas de origem cubana como Marco Rubio, Mario Diaz Balart e Carlos Curbelo.

“Tendo efeito imediato, estou cancelando o acordo completamente unilateral da última administração com Cuba”, disse Trump no bairro de Little Havana, polo de exilados cubanos em Miami, na Flórida. “Nossa política buscará um acordo muito melhor para o povo cubano e os EUA”, completou.

Trump declarou ainda que não acabará com as sanções contra Cuba “até que todos os presos políticos estejam livres, a liberdade de expressão e manifestação respeitadas, todos os partidos políticos estejam legalizados e eleições livres e assistidas internacionalmente sejam marcadas”, dizendo ainda que “nós desafiamos Cuba a trazer à mesa um novo acordo que seja pelo melhor interesse de seu povo, nosso povo, e também aos cubano-americanos”.

“Ideologia Depravada”

Trump agradeceu à comunidade de exilados e disse que eles fazem a diferença para acabar com a “ideologia depravada” que existe em Cuba. “Quando os cubanos realizarem medidas concretas, estaremos prontos, dispostos e capazes de voltar à mesa de negociação do acordo, que será muito melhor”, prometeu.

Continue lendo

gaza
“Israel quer ficar em Gaza”, diz cientista político palestino
gaza
Gaza e a denegação
milei argeentina
EUA vs. China: uma luta que chegou até a Terra do Fogo, na Argentina

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel