Pesquisar
,

Na OEA, Venezuela desafia EUA a “enviar marines” ao país e promete “resposta esmagadora”

Delcy Rodriguez atacou também o Peru, ao dizer que se comporta como um “cachorrinho do imperialismo”, e a Costa Rica, por apoiarem as propostas dos EUA.
por Pedro Marin | Revista opera
(Foto: ANDES/Micaela Ayala V.)

A tensão entre as representações dos Estados Unidos e Venezuela cresceu na última terça-feira (20) durante uma reunião da Organização dos Estados Americanos, após o vice-secretário de Estado norte-americano, John Sullivan, dizer que as declarações da chanceler venezuelana Delcy Rodriguez contra uma resolução proposta pelos EUA para o país “podem ser resumidas em três palavras: distrações, distorções e irrelevâncias.”

A Ministra de Relações Exteriores da Venezuela havia declarado que os Estados Unidos buscavam intervir no país para tomar suas reservas de petróleo, e disse que a proposta norte-americana de criar um “grupo de contato” para mediar a situação venezuelana é “completamente inútil e desnecessária.”

A chanceler elevou o tom, no entanto, após a declaração de Sullivan. “Eu penso que a única forma deles [EUA] imporem sua vontade é com seus Marines, que encontrariam uma resposta esmagadora se tivessem o atrevimento”, respondeu Rodriguez, atacando também o Peru, ao dizer que o país se comporta como um “cachorrinho do imperialismo”, e a Costa Rica, ao chamar seu chanceler de “analfabeto político que não sabe nada sobre a Venezuela”, por terem apoiado a proposta norte-americana.

Grupo de Contato

A resolução proposta pelos Estados Unidos na OEA consiste na criação de um “grupo de contato” de mediadores a serem enviados à Venezuela em meio à crise política e econômica que o país atravessa. A resolução não passou, mas o vice-secretário de Estado planeja levá-la para a Assembleia Geral da Organização, que também ocorrerá nesta semana, onde ela só precisa de 18 votos para ser aprovada.

A chanceler venezuelana, no entanto, já declarou que a resolução não será aceita pelo país, já que a Venezuela está em meio a processo de saída da OEA.

 

Continue lendo

coreia
Eleições na Coreia do Sul: o partido da oposição triunfa e o presidente Yoon enfrenta desafios diplomáticos e internos
africa do sul
África do Sul: política de fronteiras
gaza bebe
Gaza: o terror da gestação, do parto e da maternidade em uma terra devastada

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel