Pesquisar
,

Na ONU, EUA diz que usará força militar contra Coreia do Norte “se necessário”

A declaração da representante norte-americana foi feita após a Coreia do Norte realizar um teste de um míssil balístico intercontinental, na terça-feira.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: KCNA)

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, disse na última quarta-feira (5), durante reunião do Conselho de Segurança da organização, que “os Estados Unidos estão preparados para usar todas as nossas capacidades para nos defender e defender nossos aliados”, acrescentando que “uma de nossas capacidades é a [do uso] de nossas forças militares consideráveis. Nós a usaremos, se necessário, mas preferimos não ter de seguir nesta direção.”

As declarações da representante norte-americana foram feitas após a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) realizar um teste de um míssil balístico intercontinental (ICBM), o que tornaria o país asiático o sexto país no mundo a ter esse tipo de armamento. Os ICBMs são mísseis balísticos que podem percorrer grandes distâncias, geralmente acima de 5,5 km, o que possibilitaria à RPDC atingir o estado do Alasca, por exemplo. O ICBM também daria à RPDC uma vantagem estratégica frente aos sistema antimísseis THAAD, instalado neste ano na Coreia do Sul.

“Nós olharemos a qualquer país que escolha fazer negócios com esse regime ilegal”, disse Haley, sugerindo expandir as sanções econômicas contra a RPDC por meio de uma nova resolução da ONU. A medida foi apoiada pela França.

China e Rússia condenaram o teste, mas disseram que a possibilidade militar deveria ser excluída. Os países propuseram que a RPDC cancele seus programas de mísseis e nuclear, e que os Estados Unidos e Coreia do Sul paralisem seus exercícios militares conjuntos e retirem o THAAD da Península Coreana.

Continue lendo

gaza
“Israel quer ficar em Gaza”, diz cientista político palestino
gaza
Gaza e a denegação
milei argeentina
EUA vs. China: uma luta que chegou até a Terra do Fogo, na Argentina

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel