Pesquisar
,

Cólera já atinge meio milhão de pessoas no Iêmen, diz OMS

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais da metade das clínicas do país não estão funcionando por danos causados pela guerra no país.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Almigdad Mojalli/VOA)

O Iêmen vive hoje o maior surto de cólera no mundo, atingindo meio milhão de pessoas, declarou nesta segunda-feira (14) a Organização Mundial da Saúde.

De acordo com a organização, quase 2 mil pessoas já morreram no país em decorrência da doença desde o início do surto, em abril. “Os trabalhadores de saúde do Iêmen estão operando em condições impossíveis. Milhares de pessoas estão doentes, mas não há hospitais suficientes, não há remédios, água potável”, disse o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.

De acordo com a OMS, a epidemia tem como fonte a deterioração das condições sanitárias e de higiene, e a destruição do sistema de distribuição de água no país, com milhões de pessoas tendo sido cortadas do acesso à água potável. A organização relembrou ainda que mais da metade das clínicas do país foram fechadas em função dos danos da guerra, e que mais de 30 mil trabalhadores da saúde não recebem seus salários há quase um ano.

O combate do surto, apontou a organização, passa pela solução da guerra civil que o país atualmente vive. “Nós convocamos as autoridades iemenitas – e todos aqueles na região e em outros lugares – a conseguirem uma solução política para esse conflito que já causou tanto sofrimento. O povo do Iêmen não pode aguentar muito – eles precisam de paz para reconstruir suas vidas e seu país”, apontou o Dr. Tedros.

Guerra civil

O Iêmen vive desde 2015 uma guerra civil entre duas facções: os Houthis, movimento político predominantemente xiita que emergiu nos anos 90 contra o governo de Ali Abdullah Salleh – aliando-se depois às forças políticas leais a ele – e as forças leais ao governo de Abdrabbuh Mansur Hadi, que têm o apoio da coalizão liderada pela Arábia Saudita, e que inclui os países do Golfo (além de ter o apoio dos Estados Unidos). Há ainda regiões do país, em especial no centro-oeste, sob controle do Estado Islâmico e da Al Qaeda.

Continue lendo

coreia
Eleições na Coreia do Sul: o partido da oposição triunfa e o presidente Yoon enfrenta desafios diplomáticos e internos
africa do sul
África do Sul: política de fronteiras
gaza bebe
Gaza: o terror da gestação, do parto e da maternidade em uma terra devastada

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel