Pesquisar
, ,

Maioria dos russos vê EUA como principal inimigo de seu país

De acordo com a pesquisa, dois terços dos cidadãos da Rússia (66%) consideram que o país tenha inimigos na arena internacional, enquanto 21% disseram que o país vive em um ambiente pacífico.
por Pedro Marin | Revista Opera*

A maior parte dos russos considera que os Estados Unidos representam um inimigo para o seu país, revelou uma pesquisa do Levada Center conduzida no começo de dezembro e publicada recentemente.

De acordo com a pesquisa, dois terços dos russos (66%) consideram que o país tenha inimigos na arena internacional, enquanto 21% disseram que o país vive em um ambiente pacífico. Quando solicitados a listar os inimigos do país, a maior parte dos entrevistados – 68% – apontou os Estados Unidos, seguido da Ucrânia (29%) e a União Europeia (14%). Os Países Bálticos, a Alemanha e o Reino Unido também foram citados.

“Os Estados Unidos estiveram na lista dos principais inimigos da Rússia desde o fim da década de 90, enquanto a Europa e a Ucrânia só aparecem nela após o início do conflito na Crimeia, no qual o Ocidente apoiou a Ucrânia”, disse o sociólogo do Levada Center Denis Volkov. “Desde o começo, o conflito foi percebido não como Russo-Ucraniano, mas como um conflito entre a Rússia e o ocidente”, completou.

No começo da guerra civil na Ucrânia, em 2014, em uma pesquisa do Levada Center, 84% dos entrevistados disseram que a Rússia tinha inimigos (18% a mais em comparação com os últimos resultados).

*Com informações de RT

Continue lendo

mexico
O bloco hegemônico no México
gaza matar os mortos
Gaza: matar os mortos
ucrania
Ucrânia, a areia movediça da União Europeia

Leia também

Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel