Pesquisar
,

Colômbia: FARC-EP denuncia assassinato de ex-combatentes

A FARC-EP denuncia que os ex-combatentes “têm sido objeto da constante perseguição por parte de atores armados.” Mais de 30 ex-combatentes da organização guerrilheira já foram mortos.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Gobierno de Chile)

A Força Comum Revolucionária Alternativa (FARC-EP), partido surgido da organização guerrilheira de mesma sigla após os acordos de paz na Colômbia, denunciou na última terça-feira (16) o assassinato de dois de seus ex-combatentes no estado de Antiquoa, e fez um chamado às autoridades do país para que “não se repita um genocídio político como o ocorrido com a União Patriótica”, em referência ao assassinato de mais de 5 mil militantes do partido na década de 80.

De acordo com o comunicado divulgado pela organização, os militantes Wilmar Asprilla e Ángel de Jesús Montoya se encontravam no município de Peque para realizar um encontro no sentido de impulsionar a campanha do candidato à Câmara de Representantes do estado Wilman de Jesús Cartagena Durango. “A comunidade denuncia que às 11 da noite se escutaram vários disparos em um estacionamento, e quando a polícia chegou ao lugar, encontrou sem vida os dois combatentes”, diz o comunicado.

[button color=”” size=”” type=”square” target=”_blank” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/2017/11/28/depois-das-farc-eleicoes-e-pos-conflito-na-colombia/”]Leia também – Depois das FARC: Eleições e pós-conflito na Colômbia[/button]

A FARC-EP denuncia que os ex-combatentes “têm sido objeto da constante perseguição por parte de atores armados que buscam desestabilizar a implementação dos acordos de paz e gerar medo.” Mais de 30 ex-combatentes da organização guerrilheira já foram mortos.

A Missão de Verificação da Organização das Nações Unidas também condenou os assassinatos desta semana, dizendo que constituem “o primeiro atentado mortal no marco do processo eleitoral de 2018.”

[vc_message message_box_color=”green” icon_fontawesome=”fa fa-money”]A Revista Opera é um projeto independente, e, portanto, depende exclusivamente financiamento de seus leitores. Clique e colabore conosco![/vc_message]

Continue lendo

coreia
Eleições na Coreia do Sul: o partido da oposição triunfa e o presidente Yoon enfrenta desafios diplomáticos e internos
africa do sul
África do Sul: política de fronteiras
gaza bebe
Gaza: o terror da gestação, do parto e da maternidade em uma terra devastada

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel