Pesquisar
,

MST volta a ocupar fazenda de coronel próximo a Temer

“Esta é a terceira vez que o MST ocupa a fazenda Esmeralda, denunciando a ilegitimidade do governo golpista de Temer e nos posicionando contra a sua agenda de retrocessos”, disse a dirigente do MST, Joana Costa.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Divulgação/MST)

Cerca de 350 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam no início da manhã desta quarta-feira (7) uma fazenda do coronel João Baptista de Lima, próximo do presidente Michel Temer, em Duartina, no interior de São Paulo.

A ação na fazenda Esmeralda integra a “Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra”, que marca o Dia Internacional da Mulher (8) e tem como objetivo denunciar políticas do governo Temer contrárias aos direitos das mulheres. O movimento reivindica que a fazenda seja destinada à Reforma Agrária.

“Esta é a terceira vez que o MST ocupa a fazenda Esmeralda, denunciando a ilegitimidade do governo golpista de Temer e nos posicionando contra a sua agenda de retrocessos para a classe trabalhadora”, disse a dirigente do MST, Joana Costa. “Esta e todas as áreas adquiridas por corrupção devem ser destinadas para Reforma Agrária, estaremos em luta permanente até que isto se concretize”.

João Baptista, que aparece nas delações da JBS, foi apontado como destinatário de propina enviada ao presidente nas eleições de 2014 pela empresa. Ele comprou a fazenda em 1989 e, ao lado da empresa Argeplan Engenharia, também dona da fazenda, ajudou a financiar a campanha de Temer em 1994 com R$ 100 mil (aproximadamente R$ 550 mil em valores correntes). O administrador da fazenda registrou boletim de ocorrência, e a empresa deve pedir reintegração de posse.

Continue lendo

liberdade de expressao musk
A liberdade de expressão e as redes
prisao
PPP dos presídios: uma parceria Lula-Temer-Bolsonaro
golpe 1964
1964: cinco lições do golpe militar para o presente

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel