Pesquisar
,

“Guerra ao Terror” dos EUA custou quase meio milhão de vidas

A “Guerra ao Terror” desabrigou mais de 21 milhões de pessoas no Iraque, Paquistão, Afeganistão e Síria. Foram gastos 6 trilhões de dólares.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Örlygur Hnefill)

A “Guerra Global contra o Terror”, proclamada por George W. Bush após os atentados de 11 de setembro, custou entre 480 e 507 milhares de vidas no Iraque, Afeganistão e Paquistão, revela estudo da universidade norte-americana Brown University publicado nesta semana.

O estudo, entitulado “Custos da Guerra” (Costs of War) inclui nessas cifras soldados, militantes, policiais, empreiteiros, jornalistas, trabalhadores humanitários e civis que morreram em decorrência direta dos conflitos, e constata ainda que, em decorrência das guerras no Iraque, Afeganistão, Paquistão e Síria, mais de 21 milhões de pessoas se tornaram refugiados ou foram desabrigadas. A cifra de meio milhão de mortes foi contada somente a partir do Iraque, Afeganistão e Paquistão – na guerra da Síria, desde 2011, mais meio milhão de vidas foram estupidamente ceifadas.

“Nós descobrimos que, depois de 17 anos, essas guerras continuam em um impasse, e há planos no sentido de continuarmos nelas. Nós provavelmente vamos gastar mais 100 bilhões de dólares nos próximos cinco anos. Em adição aos quase 6 trilhões de dólares que nós já gastamos e empenhamos [nos últimos 17 anos]”, disse a coordenadora do estudo, Neta Crawford, ao jornal Democracy Now!.

Os 6 trilhões de dólares gastos correspondem a cerca de 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano, e a quase três vezes o PIB brasileiro. Esse valor daria conta de cobrir os gastos previstos pela ONU para que a fome fosse erradicada no mundo – cerca de 4 trilhões de dólares, ou 267 bilhões por ano, em 15 anos – e sobrariam ainda 2 trilhões de dólares.

 

Continue lendo

Free Palestine
As elites do Norte Global têm medo de falar sobre a Palestina
coreia
Eleições na Coreia do Sul: o partido da oposição triunfa e o presidente Yoon enfrenta desafios diplomáticos e internos
africa do sul
África do Sul: política de fronteiras

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel