Pesquisar
, ,

Corte de 43% nas Forças Armadas é fake-news

A redução, na verdade, será de 5,8 bilhões de reais – o orçamento total previsto para a Defesa neste ano era de 75,4 bilhões.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Alexandre Manfrim / Ministério da Defesa)

É absolutamente falsa a informação dada ontem com exclusividade pela jornalista Míriam Leitão, em seu blog no jornal O Globo, de que o governo Bolsonaro anunciou um corte de 43% no orçamento das Forças Armadas, que tem sido replicada acriticamente em diversos veículos tradicionais.

A redução, na verdade, será de 5,8 bilhões de reais – o orçamento total previsto para a Defesa neste ano era de 75,4 bilhões, o que significa que o corte de 5,8 bilhões representa cerca de 6%, não 43%, do montante destinado às Forças Armadas. Em verdade, de acordo com o portal da Transparência, 19 bilhões de reais já foram executados neste ano para a área. Em 2018, o orçamento da Defesa foi de 102 bi, e em 2017 de 92,5 bi. 

[button color=”” size=”” type=”” target=”_blank” link=”https://revistaopera.operamundi.uol.com.br/2019/05/08/carta-no-coturno-apertar-o-passo-no-devagar-com-o-andor-parte-6/”] Leia também – Carta no Coturno: Apertar o passo no devagar com o andor [parte 6][/button]

Ainda assim, a jornalista estampou na manchete que “Forças Armadas terão corte de 43% no orçamento”, dizendo: “O almoço de hoje dos comandantes militares em Brasília foi bem indigesto. Os generais foram comunicados de um corte de 43% no orçamento das Forças Armadas.” Se 5,8 bilhões representassem 43% dos recursos da pasta, as Forças Armadas seriam financiadas com cerca de 13 bilhões de reais.

Aparentemente, o contigenciamento se refere àquela parcela das despesas da pasta que são não-obrigatórias – que no ano de 2018 foram de 13 bilhões.

Continue lendo

liberdade de expressao musk
A liberdade de expressão e as redes
prisao
PPP dos presídios: uma parceria Lula-Temer-Bolsonaro
golpe 1964
1964: cinco lições do golpe militar para o presente

Leia também

rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel