24ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba começa nesta semana em Santos

0
1208

A Associação Cultural José Martí – Baixada Santista realiza em Santos-SP, entre os dias 17 e 22 de junho, a XXIV Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, evento que acontece a cada dois anos e tem como objetivo discutir os efeitos da revolução cubana em áreas como Saúde, Educação e Esporte. O tema desta edição será
“Revolução Cubana – 60 Anos: Conquistas e Desafios”. No evento, que será realizado no Sindicato dos Petroleiros, também serão discutidos o fim do bloqueio econômico a Cuba e devolução da Base Militar de Guantánamo.

A Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba é um evento nacional e tem o apoio de Associações Culturais José Martí de outras cidades do País, do Movimento de Solidariedade a Cuba, de Comitês de Solidariedade, de movimentos sociais e simpatizantes da causa cubana.

Durante o evento, analistas e autoridades cubanas debaterão temas diversos relacionados a Cuba: Solidariedade Internacionalista; Atualidade: 60 Anos da Revolução – Nova Constituição e Juventude; Ciência e Tecnologia; Educação e Saúde – Formação de uma sociedade mais justa; Gênero; Política – Bloqueio econômico e Guerra midiática.

Para debater estes e outros temas foram convidadas as cubanas Yenisey Cruz Carreno, deputada da Assembleia Nacional do poder popular e segunda secretaria da UJC de Cuba (Juventude Comunista Cubana), Naomi Rabaza, vice-presidente do ICAP (Instituto Cubano de Amizades entre os Povos) e Yarisledis Medina, também do ICAP.

Também participarão da Convenção os diplomatas Pedro Monzon Baratá, Cônsul- geral de Cuba, Antônio Mata, cônsul cubano de imprensa, e Rolando Gomez Gonzáles, embaixador de Cuba no Brasil. O venezuelano Yhonny Gárcia Calles, coordenador do Movimento de Amizade e Solidariedade a Cuba da Venezuela, é outro participante convidado.

Diversos intelectuais brasileiros também estarão presentes na Convenção, entre eles a historiadora Anita Leocádia Prestes, e os professores doutores Angélica Lovatto e Nildo Ouriques.

A Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba contará, além das mesas de debates, atividades culturais, com shows musicais, livraria e a II Feira da Reforma Agrária da Baixada Santista.

SERVIÇO:
XXIV a Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba
Onde: Sindicato dos Petroleiros – Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias, Santos
Quando: dias 17, 18, 19, 20 , 21 e 22 de junho.
Preço: R$ 10,00 – contribuição solidária.
Inscrições: www.60anosderevolucao.com.br