Pesquisar
, ,

A paz na Colômbia, entre áudios, esfacelamentos e fragmentos

Com sabotagens ao acordo assinado entre o governo e as Farc, a consolidação da paz continuará a ser um desafio para a Colômbia em 2021.
Com sabotagens ao acordo assinado entre o governo e as FARC em 2012, a consolidação da paz continuará a ser um desafio para a Colômbia em 2021. Por Consuelo Ahumada | CLAE – Tradução de Rebeca Ávila para a Revista Opera
Manuel Santos, Raúl Castro e Timoleón Jiménez em Havana, na assinatura do Acordo de Paz entre o Estado colombiano e as Farc, 2012. (Foto: Luis Ruiz Tito/Presidencia República Dominicana)

Há quatro anos, no dia 24 de novembro, a firma definitiva do Acordo de Paz provocou alívio e entusiasmo na Colômbia e no mundo inteiro. Parecia ser o começo do fim da guerra. Nos meses seguintes houve avanços importantes no Congresso e na Corte Constitucional para conseguir a desejada implementação. Porém, sem dúvidas, o mais importante foi a desmobilização dos ex-combatentes e a deposição das suas armas, sob monitoramento e com certificação da ONU.

No entanto, os inimigos do acordo nunca pararam os esforços para sabotá-lo. “Esfacelar a paz” foi o slogan lançado pelo seu principal ideólogo, filho do Leopardo [grupo conservador dos anos 20], defensor de militares corruptos e advogado de múltiplas causas contra o Estado colombiano.

A estratégia adquiriu grande impulso em 2018, com o regresso do uribismo ao poder, e tem se expressado de várias formas: sabotagem no Congresso aos projetos para cumprir os compromissos, “joguinhos” contra a oposição, controle institucional completo; manipulação da mídia, estigmatização, enganos e mentiras repetidas; ameaças e assassinatos.

Em meio a condições tão difíceis, o debate realizado na Primeira Comissão do Senado na quinta passada foi um marco importante. Deixou claro o papel cumprido pelo procurador-geral anterior, Néstor Humberto Martínez, notório inimigo do acordo.

Dias antes do debate, uma investigação do jornalista Bolaños, no El Espectador, revelou a existência de 24.000 áudios no arquivo do guerrilheiro Jesús Santrich no Ministério Público. Desses, apenas 12 foram entregues à Jurisdição Especial para a Paz (JEP). O então procurador-geral negou a existência de provas contra ele e exigiu sua extradição imediata.

Com base na análise desses áudios e de múltiplos documentos, os senadores Petro, Cepeda, Sanguino e Barreras demonstraram como Humberto Martínez e a Administração para o Controle de Drogas (DEA) organizaram um complô criminoso de acordo com os episódios sombrios protagonizados pela agência antidrogas na história da América Latina. O objetivo? Prender o ex-guerrilheiro, comprometê-lo com o narcotráfico, extraditá-lo e destruir o Acordo de Paz.

O debate deixou evidente que tudo se tratou de uma montagem, com um vídeo editado e manipulado com imitação de vozes, sobre a suposta negociação de um carregamento de cocaína com o cartel de Sinaloa. Os 5.000 mencionados para garantir o negócio vieram do Ministério. Nessa época, Humberto Martínez divulgou o vídeo incisivamente na mídia para incriminar o ex-guerrilheiro de seguir cometendo crimes após o acordo.

Como resultado disso tudo, Santrich e outros, incluindo Iván Márquez, principal negociador do acordo, regressam às armas. Com uma decisão tão equivocada, a presidência de Duque encontrou o pretexto para seguir culpando as Farc e o acordo pelo aumento significativo dos massacres e assassinatos de lideranças sociais e ex-combatentes. Com razão, o senador Roy Barreras disse que as dissidências “são as filhas malditas desta armadilha”. 

O histórico de Humberto Martínez é bastante largo. Depois de ocupar diversos cargos públicos em distintos governos, incluindo o de superministro durante o governo Santos, chegou ao Ministério Público em setembro de 2016. Sua missão: ocultar a participação de Sarmiento Angulo, maior banqueiro do país, seu chefe e amigo, no caso Odebrecht. Cuando este escândalo veio à tona, ocorreram estranhas mortes de testemunhas-chave do processo provocadas por cianuro.

Há evidências de que o personagem também interrompeu investigações do Ministério a altos quadros militares por escândalos de corrupção, especialmente as operações Gavilán e Bastón, assim como os chamados “falsos positivos”. Ele também foi promotor das objeções à Jurisdição Especial para a Paz, com as quais o governo de Duque tentou bloquear a lei que a regulamentava, um propósito que também contou com intervenção aberta da Embaixada dos Estados Unidos. 

O cinismo e a traição de Néstor Humberto Martínez frente ao debate passado não teve limites. Menosprezou todas as acusações com ataques pessoais aos senadores. Como era de se esperar, Duque o respaldou e os acusou de defensores do narcotráfico.

O governo tinha expressado sua intenção de nomeá-lo embaixador na Espanha, onde tem propriedades adquiridas com dinheiro de procedência duvidosa, como foi demonstrado pelo jornalista Guillén. Esta tem sido a estratégia do uribismo quando os seus funcionários enfrentam escândalos. Esperemos que pelo menos a pressão nacional e internacional, em contraparte, sirvam para impedi-lo. 

No entanto, nem tudo está perdido. Longe disso. Os benefícios do acordo têm sido claros e estão transformando o país de várias maneiras. “Fragmentos”, por exemplo, é o monumento construído por Doris Salcedo a poucas quadras da Casa de Nariño com as armas fundidas dos ex-combatentes. É uma homenagem à memória coletiva dos povos afro, indígenas e camponeses, à sua resistência, aos processos de organização de mulheres e homens ao longo de todo o território nacional, assim como “Testigo”, a valiosa exposição fotográfica de Jesús Abad.

O país rural, as regiões historicamente abandonadas, resiste à ideia de voltar à guerra. Entidades como a Jurisdição Especial para a Paz e a Comissão da Verdade nos devolvem a esperança. Porém, sem dúvida, falta conseguir o poder político para consolidar a paz, e esta será a tarefa de 2022.

* Doutora em Ciência Política com ênfase em Estudos Latino-americanos pela New York University. Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidad Externado de Colombia. Membro efetivo e da direção da Academia Colombiana de Ciências Econômicas. Membro da Associação Colombiana de Economia Crítica. Textos distribuídos pelo Centro Latinoamericano de Análisis Estratégico (CLAE)

Continue lendo

Free Palestine
As elites do Norte Global têm medo de falar sobre a Palestina
coreia
Eleições na Coreia do Sul: o partido da oposição triunfa e o presidente Yoon enfrenta desafios diplomáticos e internos
africa do sul
África do Sul: política de fronteiras

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel