Pesquisar
,

As “sanções” dos EUA potencializam a indústria chinesa de chips

19 das 20 empresas da indústria de chips que cresceram mais rápido em média no mundo nos últimos quatro trimestres são provenientes da China.
19 das 20 empresas da indústria de chips que cresceram mais rápido em média no mundo nos últimos quatro trimestres são provenientes da China. Por Misión Verdad – Tradução de Pedro Marin para a Revista Opera
Trabalhadora em Zhejiang, na China, trabalha em equipamentos de controle elétrico. (Foto: ILO Asia-Pacific)

A indústria de chips da China está crescendo mais rápido do que em qualquer outro lugar do mundo, depois que as “sanções” dos EUA a campeãs locais, como a Huawei Technologies Co. e a Hikvision, estimularam o apetite por componentes locais.

19 das 20 empresas da indústria de chips que cresceram mais rápido em média no mundo nos últimos quatro trimestres são provenientes da China, segundo a Bloomberg.

Esse crescimento superalimentado demonstra como as tensões entre Washington e Pequim estão transformando a indústria global de semicondutores, um setor valorado em 550 bilhões de dólares e que tem um papel descomunal em várias áreas, desde a Defesa até o advento de tecnologias como Inteligência Artifical (IA) e carros autônomos.

Em 2020, os EUA começaram a restringir as vendas de tecnologia estadunidense a empresas como a Semiconductor Manufacturing International Corp. e a Hangzhou Hikvision Digital Technology Co., contendo o crescimento destas empresas com êxito, mas também impulsionando um boom na fabricação e fornecimento de chips chineses.

Enquanto as empresas chinesas de chips lideraram o mundo em termos de crescimento médio de vendas nos últimos quatro trimestres, a indústria estadunidense está ficando para trás.

“Se Pequim desenvolver vantagens duradouras na cadeia de suprimentos de semicondutores, isso geraria avanços tecnológicos fundamentais que os Estados Unidos não poderiam igualar”, disse o ex-chefe da Google, Eric Schmidt.

 Leia também – A batalha dos chips: na guerra comercial contra a China, Taiwan é peão dos EUA 

 

Continue lendo

méxico
O bloco hegemônico no México
gaza matar os mortos
Gaza: matar os mortos
ucrania
Ucrânia, a areia movediça da União Europeia

Leia também

Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel